Competição esquenta no 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna, no RJ

0

ITAPERUNA – Com apenas 60 gramas de leite à frente, a vaca que tem o nome de “Princesa” está no pódio da disputa do 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, promovido pela Secretaria de Agricultura do município. Princesa é da fazenda Bom Retiro, da localidade do Valão do Cágado, do proprietário Alexandre Pereira, que também disputa com outro animal, a “Malhada”. No último sábado a ordenha da Princesa chegou 30,060 kg, passando as outras cinco vacas leiteiras participantes do concurso.

São 32 participantes. De acordo com o regulamento, cada produtor de leite participa do concurso com dois animais. Cada dia a disputa acontece em um determinado curral. As Ordenhas são realizadas pela manhã e pela tarde, com 20 minutos cada. Ganha a vaca que produzir a quantidade de leite mais aproximada de 30 kg, tanto para menos, quanto para mais.

Até o último domingo (12/09), a classificação dos primeiros lugares está:
2º lugar – vaca Letícia, da Fazenda PauD’alho, com 29,610kg;
3º lugar – vaca Vitória, Fazenda PauD’alho, com 30,620kg;
4º lugar – vaca Malhada, Fazenda Bom Retiro, com 30,635 kg.

“Está sendo uma transformação para o rebanho leiteiro. Esse é um modelo diferente de concurso que está dando certo e tem outros municípios já querendo adotar. Aqui não é só competição, é troca de experiência e conhecimento, só tem a acrescentar aos produtores rurais da nossa cidade”, disse o prefeito Alfredão.

“Esse concurso é para resgatar a nossa pecuária que foi muito prejudicada com a pandemia. Já fomos a maior bacia leiteira do estado do Rio e vamos trabalhar, dar todo suporte necessário para o produtor investir em uma alimentação de qualidade para o gado, como na plantação de capim, da cana, do milho e da selagem. O objetivo é aumentar a nossa produção de leite para voltarmos a ser referência”, disse o secretário de Agricultura, Ademir Pessanha.

O 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna segue até o dia 28 de outubro. Para acompanhar as etapas da competição, acesse as redes sociais da Prefeitura. Fonte: Decom

Campartilhe.

Comentários desativados.