Fumaça causada por queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio neste sábado

0

Fenômeno virá acompanhado de uma frente fria, que deve ser mais forte que as anteriores registradas na capital fluminense, segundo o Climatempo.

A fumaça causada pelas queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio de Janeiro neste sábado (19), de acordo com o Climatempo. O fenômeno virá acompanhado de uma frente fria, que deve ser mais forte que as anteriores registradas na capital fluminense.

A frente fria que chegará ao Rio de Janeiro é continental — não apenas passa pelo mar, como também chega pelo continente, transportando a fumaça da Região Centro-Oeste.

O fenômeno não é inédito. No começo do mês já havia uma baixa concentração de fumaça vinda da região no Rio de Janeiro, misturada entre nuvens e poluentes emitidos na capital fluminense. Os meteorologistas alertam que o fenômeno não deve ser tão grave como o que aconteceu na Califórnia, quando a fumaça de incêndios florestais fora de controle fez com o que o céu de cidades como São Francisco ficasse encoberto e com tonalidade laranja. Porém, a fumaça pode se misturar com muitas nuvens, dificultando a visibilidade.

O mesmo fenômeno continua no domingo (20). Pode ser que a água da chuva fique mais escura do que o habitual, resultado dos poluentes presentes na atmosfera, não apenas vindo das queimadas no Centro-Oeste, mas também da poluição produzida na região.


Imagem de satélite desta sexta (18) mostra fumaça cobrindo o Pantanal e entorno. Este sábado (19), com o avanço de frente fria continental, parte da fumaça será transportada para o Sudeste. — Foto: Divulgação/ CIMSS/SSEC

Fonte: G1 

Campartilhe.

Comentários desativados.