Inscrições para 15ª Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação estão abertas

0

Realizado anualmente pela Fundação Cecierj, o maior evento de ciências dirigido à Educação Básica do estado já está com inscrições abertas. Docentes e estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes públicas e privadas de ensino, não podem perder a oportunidade de apresentarem os seus projetos de pesquisa na 15ª Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

  • O fato de a Fecti estar chegando a sua décima quinta edição só mostra a grande importância desse evento. Sem dúvida, é uma oportunidade ímpar de estimular que alunos coloquem em prática o que é visto em sala de aula. A Fecti cumpre uma missão fundamental, que é estimular a curiosidade e a descoberta científica dos alunos – destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Os candidatos da 15ª Fecti deverão inscrever-se por meio da plataforma SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login), em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade não poderão se inscrever estudantes concluintes do Ensino Médio ou Técnico ou do 9º ano do Ensino Fundamental II.

  • Nós, da Fundação Cecierj, nos sentimos extremamente gratificados em realizar uma feira de ciência e tecnologia tão importante e que desperta um grande interesse em professores e estudantes das redes públicas e privadas da Educação Básica do Rio de Janeiro – disse o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Tavares.

Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma on-line, utilizando as ferramentas digitais disponíveis, entre os dias 1º e 4 de dezembro.

A inscrição se estende até o dia 20 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no site da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/

Saiba como participar

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências do Ensino Fundamental II. Já os estudantes dos Ensinos Médio e Técnico podem participar nas categorias Ciências Biológicas & Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola. Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

Premiação

A premiação da Fecti conta com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais, com alcance internacional, como a Febrace, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), e a Mostratec, da Fundação Liberato – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além disso, tem o Prêmio Meninas na Ciência, que concede medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV FECTI e bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas. Fonte: Imprensa.rj.gov.br

Campartilhe.

Comentários desativados.