Italva, RJ, é representada em Fórum que debate Trânsito, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade

0

Prefeitura de Italva contou com representantes no evento que também promoveu uma roda de conversa para debater a legislação de trânsito e caminhos para sua modernização

ITALVA – O município de Italva, no Noroeste Fluminense, esteve representado no Fórum “Trânsito, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade”, realizado nesta sexta-feira (1º), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária do Rio. A comitiva italvense contou com a participação do Diretor do Departamento municipal de Ordem Pública de Italva, Werley Navarro e a Secretaria Municipal de Controle interno, Dra. Mariane Santos.

A programação foi aberta por um debate com as participações do presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder; do Secretário Nacional da Senatran, Frederico Carneiro; do diretor da Senatran, Eduardo Sanches; e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah.

Na ocasião um termo de compromisso assinado selou o responsabilidade entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, e o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro para a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A iniciativa é parte da estratégia formulada pela União para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

‘É um compromisso mútuo de implantar as mais de 160 ações do Pnatrans voltadas para a redução dos números de morte, procurando salvar vidas. E esse é o lema principal, junto salvamos’, destacou o secretário. Também se comprometeram a aplicar o Pnatrans o Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Cetran-RJ), que esteve representado pelo presidente, Ubiraci, Alves, e todos os órgãos municipais integrados ao sistema.

O evento também contou com uma roda de conversa para debater a legislação de trânsito e caminhos para sua modernização. A mesa foi composta por: Bernardo Roberto, vice-presidente do Detran-RJ; Joel Mendes, coordenador geral do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação, e servidor do Detran-RJ; e Hugo Leonan, coordenador de Julgamento e Controle de Infrações. Uma das palestras foi conduzida pela diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke, onde foram discutidas maneiras de se obter uma mobilidade urbana mais sustentável.

*Da Redação Destaques LRB (Por Lili Bustilho)

Campartilhe.

Comentários desativados.