Pastoral da Cidadania de Itaperuna, no RJ, conversa com especialistas sobre o Setembro Amarelo

0

ITAPERUNA – De acordo com informações do Ministério da Saúde, o suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal. Também é importante lembrar o que pode ser denominado como comportamento suicida, que são os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de comportamento apresenta determinantes multifatoriais, que resulta de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Assim sendo, deve ser considerado como o desfecho de alguns fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista, apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito; é a consequência final de um processo.

O Setembro Amarelo, trata-se de uma campanha de conscientização da população, sobre o tema suicídio, essa prática geralmente associada à depressão. A escolha do mês de setembro para a realização da campanha é por que o dia 10 deste mês, refere-se ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

E pensando em abordar este tema de suma importância, a Pastoral da Cidadania de Itaperuna, cidade localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, está preparando mais uma live, ‘Setembro Amarelo’, que será transmitida no espaço ‘A Hora da Cidadania’, no dia 09 de setembro, às 20h, através das redes sociais YouTube e Facebook da Pastoral.

Os convidados que irão participar da live são a Dra. Janine Leme Novaes, o psicólogo Clínico e Organizacional Pablo Ladeira, além do Padre Rodrigo, pároco Bom Jesus e psicólogo. Quem desejar encaminhar perguntas prévias poderá fazer os questionamentos através do e-mail da Pastoral da Cidadania, cidadaniadeitaperuna@gmail.com ou ainda, participar no dia da transmissão, realizando as perguntas via chat.

REDES SOCIAIS DA PASTORAL DA CIDADANIA

Ajude-nos a divulgar as redes sociais da Pastoral! Curta, compartilhe, comente e salve! A Pastoral da Cidadania de Itaperuna conta com a sua colaboração. Vamos juntos construir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Instagram: @cidadaniadeitaperuna

YouTube: Pastoral da Cidadania

Facebook: Pastoral da Cidadania de Itaperuna

E-mail: cidadaniadeitaperuna@gmail.com

Fonte: Pastoral da Cidadania, com informações do Ministério da Saúde

Campartilhe.

Comentários desativados.