Senado pode votar se preso deverá pagar por despesas na cadeia; entenda o projeto

0

O plenário do Senado pode votar um projeto de lei que obriga o preso a ressarcir os gastos do Estado com sua manutenção na cadeia.

Proposto pelo então senador Waldemir Moka em 2015, o PLS 580 foi aprovado com alterações no Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa e foi incluído na ordem do dia da sessão deliberativa desta terça-feira.

Alguns parlamentares temem que a imposição de pagamento submeta presos sem condições econômicas a trabalhos forçados ou os endivide no processo de reintegração à sociedade.

Segundo a relatora na CDH Soraya Thronicke (PSL-MS), a \\”indenização\\” do Estado pela manutenção em estabelecimento prisional \\”não é nenhuma novidade e também nenhum absurdo, pois todos sabemos que tudo tem um custo e que todos devemos quitar nossas dívidas\\”.

No relatório, que prevê regras especiais para apenados sem recursos, Soraya ponderou que o Estado nem sempre terá condições de dar oportunidades de trabalho para o preso nas cadeias. Nesta hipótese, não será exigido dele que arque com os custos da manutenção na cadeia.

A senadora argumentou no relatório que a proposta goza de apelo popular. Em enquete na plataforma online do Senado, o texto recebeu o apoio de 46,6 mil pessoas. Outras 1.494 votaram \\”Não\\” ao projeto de lei. Fonte: O Extra


Agentes inspecionam a penitenciária em Brasília Foto: UESLEI MARCELINO 27-03-2019 / Reuters

Campartilhe.

Comentários desativados.