TRF-1 é alvo de ataque hacker e coloca sistemas em modo restrito

0

Os sistemas digitais do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) foram alvos de ataque hacker na manhã desta 6ª feira (27.nov.2020).

De acordo com os invasores, foram obtidas mais de 40 bases de dados como forma de demonstrar a “vulnerabilidade” na segurança do Tribunal. Ao meio-dia desta 6ª feira (27.nov), o site da Corte estava fora do ar.

O TRF-1, que julga casos do Distrito Federal e de 13 Estados, abriga o maior número de processos judiciais do Brasil.

Após o ataque, os invasores divulgaram em 1 site usado para expor vazamentos os nomes de arquivos que estariam nas bases de dados do TRF-1 acessadas.

Eles publicaram a imagem de 1 diabo formada por caracteres para comemorar o sucesso da ação. A íntegra dos arquivos capturados não foi disponibilizada.

De acordo com o TRF-1, “todos os sistemas do tribunal foram colocados em modo restrito para permitir a adequada investigação”.

Em nota, a assessoria da Corte afirma que, “até o momento [11h37], não se identificou nenhum ativo de TI [tecnologia da informação] comprometido”.

Eis a íntegra:

“A Administração do TRF-1, por meio da Secin (Secretaria de Tecnologia da Informação) informa que, em decorrência de publicação veiculada em redes sociais de que ocorrera uma invasão ao ambiente tecnológico do TRF-1, foram adotadas medidas preventivas para a preservação do ambiente. Assim, todos os sistemas do Tribunal foram colocados em modo restrito para permitir a adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido.”

A invasão hacker aos sistemas do TRF-1 ocorre no mesmo mês em que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) teve a rede invadida e precisou interromper os julgamentos por 15 dias. O episódio levou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a adotar medidas que, segundo o ministro Luís Roberto Barroso, impactaram nos processos do 1º turno das eleições municipais, incluindo o funcionamento do aplicativo e-Título. Fonte: Poder 360 em https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/trf-1-%c3%a9-alvo-de-ataque-hacker-e-coloca-sistemas-em-modo-restrito/ar-BB1bq2Ll?ocid=msedgntp

Campartilhe.

Comentários desativados.