VITAMINA D3 x Imunidade x Covid-19

0

Então atenção, procure seu nutricionista, ajuste sua alimentação, faça exames e veja a necessidade de utilizar suplementos.

Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D faz parte do grupo de micronutrientes, substâncias de extrema importância para as funções biológicas, mesmo em pequenas quantidades.

O primeiro papel atribuído à Vitamina D3 é regular o metabolismo do cálcio e do fósforo, aumentando a absorção intestinal bem como a reabsorção renal desses íons, mantendo assim, concentrações suficientes para assegurar o crescimento ósseo.

Mais do que aumentar a absorção, a vitamina D também auxilia na retirada do cálcio plasmático para sua deposição nos ossos em um processo conhecido como mineralização óssea. 

Além da homeostase do cálcio, a vitamina D também está envolvida em vários outros processos celulares.

Entre eles, a vitamina D3 fortalece o sistema imunológico, modula a autoimunidade, protegendo assim o organismo de doenças autoimunes, gripes, alergias e até cânceres. 
Hoje a vitamina D3 está em evidência também pois muitos estudos defendem que a deficiência no organismo pode afetar e piorar o prognóstico de pacientes que infectados pela covid 19.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

Regula a presença de cálcio e ferro no sangue;
Controla a pressão arterial e as funções cardíacas;
Favorece a força muscular;
Previne a calvície;
Combate doenças autoimunes;
Regula a secreção de insulina;
Auxilia no fortalecimento dos ossos.

A vitamina D3 pode inclusive melhorar a saúde da pele devido às suas propriedades anti-inflamatória e regenerativa. Evitando o aparecimento de acnes e melhorando a cicatrização da pele.

Exerce também um papel de protetor contra doenças cardiovasculares, uma vez que auxilia no controle das funções cardíacas e da pressão arterial.

Segundo pesquisas, a vitamina D3 pode também auxiliar na perda de peso já que estimula a queima de gorduras.

EFEITOS DA VITAMINA D NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Esse nutriente está associado não somente à prevenção de doenças autoimunes, como também ao tratamento destas. Entre elas, estão: esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico e doença inflamatória intestinal.

EFEITOS DA VITAMINA D NO SISTEMA NEUROMUSCULAR

As propriedades da vitamina D associam esse nutriente a dois aspectos importantes da função neuromuscular: a força muscular e o equilíbrio. Isso porque a vitamina D atua em funções que envolvem desde a síntese proteica até a cinética de contração muscular, o que impacta no aumento da capacidade de realizar movimentos rápidos, evitando quedas. Além disso, a deficiência de vitamina D pode ocasionar fraqueza e dores musculares.

Então atenção, procure seu nutricionista, ajuste sua alimentação, faça exames e veja a necessidade de utilizar suplementos.
Fonte: Diego Motta em Ururau.com

Campartilhe.

Comentários desativados.